História por trás da logo: Fiat

Para os apreciadores e especialistas em logomarcas, começaremos uma série de posts falando um pouco das mais clássicas e conhecidas do mercado, dos mais diversos segmentos, como automotivo, alimentício, de moda, etc.

A primeira a ser homenageada é a da FIAT, que também foi a marca do meu primeiro carro, um Uno – que gostei muito por sinal.

O nome FIAT é um acrônimo – sigla formada pelas letras ou silabas iniciais de palavras sucessivas de uma locução, ou pela maioria destas partes – de Fabbrica Italiana Automibili Torino, fundada por Giovanni Agnelli há mais de 100 anos, em 1899, sendo uma das mais antigas marcas do mercado automobilístico.

Outro ponto a se destacar é a mudança continua da marca para se manter sempre atual e acompanhando as tendências de mercado. Atualmente se encontra em sua 15ª versão, sendo uma das empresas que mais atualiza sua marca.

A primeira versão da logo, criada a partir de um anúncio publicitário pelo pintor italiano Giovanni Carpanetto, tinha a forma de um pergaminho, pouco parecida com a que conhecemos hoje (abaixo você acompanha a evolução da marca) feito de latão, e que trazia, por extenso, a razão social da empresa, além do numero de chassi do veículo. Ou seja, a marca era personalizada para cada carro produzido.

 

logo-fiat-evolucao

 

A marca utilizada atualmente é uma homenagem a 4ª versão, criada nos anos 20, e que mais ou menos definiu o estilo de fonte usada no decorrer da história, só tendo esse estilo mudado em 1968, quando foram introduzidos os famosos 4 losangos azuis curvados com o nome FIAT em prateado, com uma letra em cada box, marca que foi usada por aproximadamente 30 anos e se tornou bastante conhecida no mercado, justamente por ter sido a que mais tempo passou sem mudança.

Agora que você já conhece um pouco da história por trás da marca, vejamos em imagens e carros, um pouquinho da bela história dessa marca que a mais de 100 anos faz parte da nossa vida, dos nossos pais, avós…. Vale lembrar que os carros não estão organizados por ano de lançamento ou seguindo qualquer outro critério, sendo apenas disponibilizados para lembrarmos um pouquinho de cada um deles. Desculpem se faltou algum, caso tenham outro para ser adicionado é só enviar a foto para nosso e-mail que teremos o maior prazer em completar a galeria.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...