Quando não tinha Photoshop

Hoje em dia a grande maioria das pessoas sabe bem o poder do Photoshop e até arriscam alguns passos (ou bizarrices) fazendo pequenos retoques ou montagens caseiras. Até já publicamos sobre alguns trabalhos assombrosos que nos deparamos pelo vasto mundo da internet, “Bizarrices feitas no Photoshop”.

Para os profissionais que com ele trabalham, trata-se da principal ferramenta para manipulação de fotos e, porque não dizer, construção de layouts em geral. Na Mão de Doze, por exemplo, o usamos para grande maioria das criações, sendo nossa principal ferramenta inclusive para layouts de sites, impressos e comunicação visual, tratamentos digitais, montagens, etc.

Essa maravilha foi desenvolvida pela Adobe e lançada ao mercado em fevereiro de 1990, tendo quase 25 anos de idade. Mas o que era da vida dos publicitários, designers e outros adoradores dessa completa ferramenta de trabalho antes disso?! A resposta é simples, tudo era feito na mão grande mesmo, pintando, recortando, colocando, retocando, montando e trabalhando com camadas.

Muitas das ferramentas que existem no próprio programa vieram dessa época, como por exemplo, pincéis, tesouras, lupa e tintas. A pintura, a fotocolagem e alguns efeitos de revelação eram os principais meios de se chegar ao resultado desejável.

Veja o resultado desse trabalho manual na galeria abaixo. Compare com várias montagens que vemos a torto e a direito no Facebook ou Twitter e analise se os designers de antes, com as ferramentas que tinham em mãos, deixavam algo a desejar diante do trabalho de alguns profissionais da atualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...