X
Menu

Giovanni Carpanetto, criador da 1ª logomarca da Fiat

Giovanni Carpanetto, criador da 1ª logomarca da Fiat

Há alguns dias publicamos sobre a “História por trás da logo da Fiat”, onde mostramos inclusive algumas das suas variações ao longo da história. Mas, como falávamos de história, gostei da primeira dessas logomarcas, que nada tinha a ver com essa que conhecemos hoje em dia ou nenhuma outra da história da marca, criada pelo pintor e publicitário italiano Giovanni Carpanetto (1863 – 1928), na forma de um pergaminho feito de latão, que trazia por extenso a razão social da empresa, Fabbrica Italiana Automobili Torino, e o número do chassi do carro, tendo cada logomarca uma identidade única.

Como o trabalho publicitário muito me interessa, e a criação de logomarcas também, resolvi ir atrás do portifólio do Giovanni Carpanetto e ver um pouco mais do seu trabalho.

Tendo o Photoshop, uma das melhores e mais usadas ferramentas de edição de imagens, sido criado apenas em 1987, antes disso outras técnicas precisavam ser empregadas para se chegar a resultados gráficos publicitários satisfatórios, e a pintura era uma delas, justamente outra das especialidades de Giovani Carpanetto, e a base do seu portfólio.Acompanhe abaixo algumas das suas obras.