X
Menu

Os lugares mais fotografados do mundo

Os lugares mais fotografados do mundo

O papo hoje é sobre mais uma das maravilhosas ferramentas do Google, o Sightsmap, um site que mostra os lugares mais fotografados do mundo.

A ideia dessa nova ferramenta surgiu a partir da geolocalização, serviço que quase todo smartphone, tablet e até câmera digital disponibilizam para seus donos e usuários. Com o serviço ativado, cada foto tirada recebe uma tag de localização mostrando no mapa onde cada uma recebeu seu clique. O serviço de geolocalização é bastante usado inclusive para mostrar as fotos no próprio smartphone, por exemplo, dando a opção de organizá-las por álbuns, datas ou o local em que foram tiradas. Caso tenha um bom smartphone, faça o teste!

Todas essas fotos tiradas por milhões de pessoas foram parar no Panoramio, outro dos serviços do Google, até pouco conhecido, mas que falaremos em uma outra oportunidade.

Voltando ao Sightsmap, o programa foi desenvolvido pelo engenheiro de softwares Tanel Tammet, da Estônia, e organiza as fotos no mapa por um ranking de popularidade, mostrando os locais que mais são fotografados através do Panoramio, que por sua vez usa o Google Maps e o Google Earth como indexadores.

O programa funciona mais ou menos como o Google Maps, com a possibilidade de aumentar ou tirar o zoom, navegar por lugares inóspitos ou conhecer novos pontos turísticos, mas com o diferencial de mostrar através de uma mancha térmica, as áreas que mais recebem cliques de fotos. O mais legal é que você pode ver tanto os locais mais fotografados do mundo, quanto os mais fotografados da sua cidade, independente do seu tamanho, basta ter alguma foto dela já tirada e publicada no Panoramio ou algum dos mapas do Google.

Agora vamos as curiosidades

– Você sabe quais são as 10 cidades mais fotografadas no mundo? Vai uma dica, nenhuma delas está no Brasil, o país que a Dilma insiste em vender como turístico.

São:

1ª Nova York
2ª Roma
3ª Barcelona
4ª Paris
5ª Istambul
6ª Veneza
7ª Monte Carlo
8ª Florença
9ª Buenos Aires
10ª Budapeste

Até a capital argentina está entre as 10 mais do mundo. Onde vamos parar com esse Brasil varonil?!

– Você sabe qual o ponto turístico mais fotografado em Paris? Respondeu Torre Eiffel?! Errou, é o Moulin Rouge.

– E em Salvador e região metropolitana, sabe quais são os pontos mais fotografados?

1º Pelourinho
2º Igreja do Bonfim
3º Farol de Itapoan
4º Praia do Surf, em Villas do Atlântico
5º Arena Fonte Nova
6º Estádio de Pituaçu
7º UFBA
8º Praia do Porto da Barra
9º Porto de Salvador
10º Morro do Cristo

Só achei estranho o Farol da Barra e o Mercado Modelo estarem de fora, mas aí lembrei que é tanto ladrão que tem nesses lugares que as pessoas ficam até com medo de tirar fotos e terem seus aparelhos roubados.. rsrsrs…

Vale muito a pena dar uma fuçada pessoal, o programa é bem legal e até viciante. Aproveitem e curtam a página da Mão de Doze no Facebook.

Categorias

Acompanhe-nos no Facebook