X
Menu

Pense bem antes de votar

Pense bem antes de votar

Vamos falar sério agora! Está chegando a hora de votarmos, o primeiro turno já é semana que vem, dia 5 de outubro. Faça seu papel, não jogue seu voto no lixo, pense bem antes de escolher seu candidato ou tomar sua decisão.

Você é desses que anda por aí reclamando da corrupção?! Pois saiba que votando errado ou tomando decisões precipitadas você está fazendo parte do esquema. É isso que você quer?! E o pior, não levar nada por isso, muito pelo contrário, só prejudicar a si próprio, sua família, amigos e trabalho?!

Somos nós que escolhemos os nossos representantes, e por consequência, a forma que o país, estado ou município será administrado nos próximos 4 anos – pelo menos. Sei que dá trabalho, toma tempo ou é chato, mas é muito importante você estudar cada candidato, que propostas apresentam, seu histórico, o que já fez de bom (ou mal), como se comporta depois das eleições, se tem base e ideais políticos ou é apenas mais um, etc.

Tem um site, o www.politicos.org.br, que é uma ótima ferramenta para pesquisa. Lá você encontra um ranking dos políticos, que considera alguns itens para fazer sua pontuação, como frequência, projetos apresentados, privilégios, processos e outros, mas não se limite apenas a ele, existem diversas outras formas de fazer sua pesquisa. Se o candidato já tem algum cargo, fica mais fácil, basta acessar o site da casa que ele faz parte e ver se apresenta propostas, se vai as sessões, seus votos, etc. Caso ele seja novo, não confie apenas na amizade, vá pelo caráter, pelo trabalho, pelo valor e veracidade das propostas, se são realistas ou apenas eleitoreiras. Use a internet não apenas para ficar no Facebook, Twitter ou Instagram, faça dela sua aliada em pesquisas.

Outro ponto a se destacar é sobre os votos brancos e nulos. Não faça isso, se posicione, vote!! Quando você deixa de votar, anula ou vota em branco, você está indiretamente votando em quem está na frente. Pense bem!! Se o candidato A tem 100 votos e o B tem 99, se você anulou ou votou em branco, o candidato A, com mais votos, acaba ganhando.

É muito difícil, mas aos poucos e votando certo, podemos mudar nossa politica e políticos, fazendo do Brasil um país melhor.

Categorias

Acompanhe-nos no Facebook