Inteligência Artificial nas Pesquisas do Google

As buscas do Google estão prestes a revolucionar – mais uma vez – a maneira como acessamos informações online, introduzindo respostas geradas por Inteligência Artificial.

Após um período de testes bem-sucedidos, a gigante da tecnologia anunciou a implementação oficial das chamadas AI Overviews. Essa inovação promete transformar a pesquisa online, oferecendo desde resumos concisos, até análises mais aprofundadas de vídeos com o auxílio do Google Lens.

Já a partir desse mês, usuários nos Estados Unidos começam a experimentar as respostas geradas pelas AI Overviews, com planos de expansão para outros países em breve.

As funcionalidades incluem:

  • Respostas rápidas para perguntas cotidianas, como por exemplo, ‘como fazer nhoque’;
  • Níveis de detalhamento nas respostas, atendendo desde curiosidades até pesquisas aprofundadas e específicas;
  • Soluções integradas para questões complexas, reduzindo a necessidade de múltiplas buscas para chegar a respostas mais assertivas, desse modo, otimizando ainda mais o que já vinha sendo implementado no sistema de buscas;
  • Planejamento personalizado para rotinas diárias ou viagens;
  • Análise de vídeos para esclarecer dúvidas sobre conteúdos visuais.

O Google revelou que durante os testes no Search Labs o recurso foi utilizado bilhões de vezes, e tem como meta alcançar mais de 1 bilhão de usuários até o final de 2024, o que indica que o recurso rapidamente será disponibilizado para outros países além dos Estados Unidos.

Respostas Personalizadas

Além das respostas padrão, o Google oferecerá opções para respostas simplificadas ou aprofundadas, atendendo a diferentes níveis de interesse e conhecimento dos usuários. A ferramenta também permitirá resolver questões que normalmente exigiriam várias etapas, como encontrar um estúdio de ioga e obter informações sobre preços e localização, em uma única busca, apresentando respostas mais completas.

Integração com Vídeo

Utilizando o Google Lens, a plataforma poderá analisar vídeos para fornecer informações detalhadas sobre objetos mostrados – como no caso do exemplo usado na apresentação da ferramenta – de um toca-discos defeituoso, onde a IA pode sugerir possíveis soluções para o problema.

Links e Anúncios

As respostas da IA também incluirão links para sites relevantes, promovendo uma maior diversidade de fontes de informação.

Os anúncios patrocinados, uma grande fonte de receita da Big Tech, obviamente serão integrados de forma relevante, aparecendo em consultas onde se alinham com o conteúdo da resposta da IA.

O Google planeja expandir essas AI Overviews para o Search Labs em breve, começando pelos usuários nos EUA. A empresa continua a explorar novos formatos e a coletar feedback para aprimorar a experiência do usuário e a eficácia dos anúncios.

Embora ainda não haja uma data definida para a implementação completa dos anúncios, o Google está atento ao impacto que eles podem ter na experiência do usuário, buscando manter a objetividade e a eficiência das respostas da IA.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Métricas do Google Ads

A base do sucesso para boas campanhas As métricas do Google Ads são importantes indicadores que nos ajudam a entender o desempenho de campanhas e…

Porque ter um site se já tenho mídias sociais?

Essa é uma questão que muitos profissionais, empreendedores e empresas ponderam ao considerar sua presença online. Afinal, com o alcance e a facilidade das mídias…

Confira os posts mais recentes

contato

como podemos te ajudar?

Seu contato é muito importante para nós.

Telefone: +55 71 99126.5519

E-mail: criacao@maodedoze.com.br

Aproveite e siga-nos nas mídias sociais para ficar por dentro dos nossos trabalhos, novidades, blog e mais um monte de assuntos e besteirinha que gostamos de publicar!